Cultura

A principal festa da cidade é o JUBILEU DO SENHOR BOM JESUS, que acontece nos dias 1º a 3 de maio, reunindo milhares de fiéis que acompanham os cortejos com as imagens do Senhor Bom Jesus, Nossa Senhora dos Passos e de São Miguel, recebendo turistas de todo o Brasil. Segundo a tradição do jubileu, no ano de 1811, um escravo de nome Jeremias, temendo ser reprimido pelo seu senhor, fugiu e refugiou-se nas matas vizinhas à fazenda de seu proprietário. Iluminado pelo Espirito Santo, o escravo esculpe em madeira a imagem do Jesus crucificado. Após terminar a escultura, Jeremias resolve voltar a fazenda levando a imagem de presente ao seu dono, o Capitão Anastácio Correia Barros. O Capitão é surpreendido pelo escravo ao retornar, carregando consigo a escultura, e dizendo: "Sinhô, meu padrinho está aqui!".

Anos depois, o famoso pintor e escultor espanhol Dom Vicente retocou a imagem, dando-lhe as características atuais.

Durante a tradicional festa na cidade acontecem vários outros eventos, como a tradicional Corrida Rústica PIRAMON, que acontece desde 1982 no dia 1º de maio, da qual já participaram atletas profissionais de todo o Brasil, seu trajeto se estende entre a cidade de João Monelvade e Rio Piracicaba. Também no campo dos esportes, acontece durante os festejos o Enduro do Jubileu, onde jipeiros e motociclistas adeptos de trilhas e off-road se encontram e promovem o ecoturismo.

A festa de CARNAVAL, sempre marcada pela descontração, alegria, organização, segurança e paz. São cinco dias de muita festa, com a apresentação das bandas típicas no palco fixo da Praça Maria do Rosário situada no centro da cidade. O Carnaval ainda conta com dois dias de matinês e com o desfile dos blocos da cidade. É uma festa aconchegante, familiar e ordeira, típica de cidades do interior.

Outra tradicional  festa da cidade é a de NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, no mês de agosto, com apresentação de varias Guardas de Congado de toda a região. O congado é uma manifestação cultural e religiosa de influência africana. Trata basicamente de três temas em seu enredo: a vida de São Benedito, o encontro de Nossa Senhora do Rosário submergida nas águas, e a representação da luta de Carlos Magno contra as invasões mouras. Fortemente ligada a lenda de Chico Rei, revela que a origem das festas do Congado está ligada à igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Segundo a lenda, Francisco, escravo batizado com o nome de Chico-Rei, era imperador do Congo e veio para Minas Gerais com mais de 400 negros escravos.

Também no mês de agosto, ocorre a tradicional CAVALGADA DE RIO PIRACICABA, com apresentação de Companhia de rodeios e shows musicais no parque de exposições, cavalgadas pelo centro urbano e zona rural, boi no rolete, dentre outras comemorações que enaltecem o homem do campo.

Na semana que precede o aniversário da cidade, comemorado no dia 29 de setembro de cada ano, acontece desde 2004, a SEMANA CULTURAL DO LEGISLATIVO, promovida pela Câmara Municipal de Rio Piracicaba. Neste evento, realizado em frente ao prédio do legislativo, são apresentados artistas locais e da região com shows musicais e de dança, artesanatos e diversas outras manifestações culturais. No dia de 29 de setembro, a população festeja o aniversário da cidade, quando acontecem shows e outras manifestações culturais e esportivas, como a Corrida Rústica de São Miguel. Neste mesmo dia também acontece a Festa do Padroeiro da cidade, São Miguel Arcanjo, com procissões e missas.   

À noite, shows de artistas renomados são apresentados no Parque de Exposições Antônio Maria Cota, considerado um dos melhores da região em tamanho e infraestrutura.