Desenvolvimento Rural

 

Publicado em: 20/04/2022 13:42

Reconhecimento de mais uma região produtora de Queijo Minas Artesanal (QMA).

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura informa.

Whatsapp

 

Na manhã desta terça-feira (19/4), foi realizada a cerimônia de reconhecimento de mais uma região produtora de Queijo Minas Artesanal (QMA), conforme portaria publicada nesta terça pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

A região “Entre Serras da Piedade ao Caraça” contempla os municípios de Catas Altas, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Rio Piracicaba, Bom Jesus do Amparo e Caeté. A localização, entre as serras da Piedade e do Caraça, acabou dando origem ao nome da região recém reconhecida.

O evento foi realizado em Caeté/MG e contou com a participação da Vice Prefeita Aparecida Araújo, do Chefe de Divisão de Politica Rural João Victor Canazart , do Engenheiro Agrônomo/Extensionista Agropecuário Gustavo Caldeira , da Economista Doméstica/Extensionista de Bem Estar Ana Maria Silva ambos representantes do escritório local da EMATER/MG, bem como dos agricultores familiares produtores de Queijo Minas Artesanal Pedro Henrique Araújo, Maria Goretti Araújo Caldeira e Dircilene Maria de Azevedo Vasconcelos.

O produtor Pedro Henrique e sua família têm uma história secular com a produção de queijo, em nosso município. Há pouco mais de cinco anos, ele resgatou a tradição de fazer queijo maturado na tábua e, a partir daí, surgiu o interesse de legalizar a produção.

O processo de legalização se iniciou em 2019 e, no final do ano passado, conseguiu o Selo Arte, que habilita a comercialização do queijo artesanal em todo o país. Em sua avaliação, o reconhecimento traz oportunidades para os produtores.

“A partir de hoje, nosso produto passa a ter mais valorização no mercado.  As cidades que estão situadas em uma região reconhecida como produtora de Queijo Minas Artesanal ganham visibilidade”, afirmou.

A região situada entre as serras da Piedade e do Caraça é reconhecida como um dos mais importantes patrimônios naturais, históricos e religiosos de Minas Gerais com forte vocação turística. A caracterização da região como produtora de uma iguaria tão enraizada na história mineira pode impulsionar ainda mais a geração de emprego e renda para os produtores e desenvolvimento para os municípios.