Fake News

 

Publicado em: 18/05/2020 18:03

Fake News - Morador de Conceição de Piracicaba infectado por Covid-19


Whatsapp

 

É falsa a informação de que em Conceição de Piracicaba existem casos confirmados de contaminação pela Covid-19. Até o momento, em Rio Piracicaba, existe apenas um caso confirmado. O notícia circulou recentemente pelas redes sociais.

 

 

O que é uma Fake News?

Fake news são notícias falsas divulgadas com a intenção de incitar as pessoas a terem determinados comportamentos - influenciar decisões, provocar revolta, entre outros. Na maior parte das vezes elas são partilhadas nas redes sociais.

Por esse motivo, elas abordam acontecimentos atuais que estão sob discussão. Assim, quem lê esse tipo de notícia é levado a acreditar no que está escrito nela, principalmente se a notícia trata de um tema favorável às crenças do leitor ou, ainda, se não tem uma posição formada acerca de determinado assunto.

O sentimento de que outras pessoas também precisam saber daquele fato induzem a sua divulgação que, no entanto, é feita sem que se confirme a sua veracidade.

[BEZERRA, Juliana. Entenda o que são fake news - notícias falsas. Toda Matéria, 2020. Disponível em: https://www.https://www.todamateria.com.br/fake-news/. Acesso em: 18 maio 2020.]