Desenvolvimento Rural

Publicado em: 24/03/2022 10:45

Dia de Campo com o tema: Bacias de Capacitação de água da chuva (barraginhas).

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura informa.

A Prefeitura de Rio Piracicaba, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, em parceria com a Emater/MG realizou no dia 22/03 um dia de campo para lançar o programa Semear águas, que por sua vez consiste na construção de bacias de captação e infiltração de água da chuva, as "Barraginhas". O Prefeito Augusto e a Vice Prefeita Aparecida Araújo, fizeram a abertura do evento. Em sua fala Augusto disse que " a retomada deste projeto será realizada com recursos próprios e de forma gratuita para os produtores cadastrados, e que o projeto tem por objetivo melhorar a nossa capacidade hídrica, como por exemplo abastecimento do lençol freático e redução dos efeitos dos períodos de seca, trazendo benefícios para os produtores, ao município e ao meio ambiente". O Eng. Agrônomo, chefe de política e desenvolvimento Rural João Victor Canazart e o Eng. Agrônomo. Extensionista agropecuário da EMATER MG Gustavo Barbosa. realizaram uma palestra sobre os benefícios das bacias de captação de água da chuva. Logo após foi realizado uma demonstração prática da construção de uma "barraginha".
O evento foi realizado na Fazenda Preservar de propriedade do Sr Eri Couto Aranda e Maria de Fátima e contou com a presença de vários produtores, bem como dos vereadores Agostinho Bueno e Antônio Guedes, do Presidente do Sindicato Rural de Rio Piracicaba Silvério Marcelino, Representantes da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul ( AGEVAP) e do Prefeito da cidade de Dom Silvério José Bráulio.