Desenvolvimento Rural

Publicado em: 09/12/2021 15:45

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura e a Emater promoveram em Rio Piracicaba o I Encontro Técnico sobre

Em Rio Piracicaba a utilização do "pingo" para a produção do QMA está sendo resgatado e incentivado pela Prefeitura e a Emater.

Produtores rurais pertencentes à região do "Entre Serras da Piedade ao Caraça" participaram, nesta quarta-feira (08/12) do I Encontro Técnico sobre Produção do Queijo Minas Artesanal – QMA. Os oficineiros tiveram a oportunidade de acompanhar todas as etapas da produção do queijo minas artesanal, desde o momento da ordenha até o ponto de repouso do produto.

O encontro aconteceu na propriedade Paraíso em Ponte Novinha, área rural de Rio Piracicaba e foi organizado pela Emater em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Piracicaba.

Entre Serras da Piedade ao Caraça

Desde o ano de 2019 a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura vem se mobilizando juntamente com a Emater para que Rio Piracicaba seja inserida na região produtora de Queijo Minas Artesanal, a ser legalmente reconhecida pelo IMA, e denominada “Entre Serras da Piedade ao Caraça”. Além de Rio Piracicaba outras 5 cidades integrarão a nova região.

A produção artesanal do queijo se caracteriza principalmente pela utilização do “pingo” uma espécie de fermento láctico natural recolhido do soro que sai ou pinga do próprio queijo e é ingrediente fundamental para o preparo do queijo artesanal, sendo também o transmissor do paladar, textura e aroma.

Em Rio Piracicaba a utilização do "pingo" para a produção do QMA está sendo resgatado e incentivado pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura em conjunto com a Emater.

Encontro técnico

O encontro foi organizado em duas etapas, sendo uma pela manhã com a realização das oficinas de produção de queijo quando produtores rurais aprenderam com os técnicos da Emater a produção do queijo, e à tarde com a visitação técnica nas dependências da Queijaria Trilhos do Ferro, que recebeu recentemente a certificação sanitária para a comercialização do queijo.

Durante à tarde a propriedade foi dividida em 4 estações de visitação fechando os principais pontos de produção de uma queijaria artesanal.