Desenvolvimento Rural

Publicado em: 22/05/2021 17:56 | Fonte/Agência: Comunicação

Dividido em cinco setores, restam apenas dois para que se conclua a formação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura conduz encontros para formação do Conselho Rural na cidade Reunião para eleição do membro titular e suplente na região de Varginha, área rural de Rio Piracicaba.
Foto - Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura e a Emater retomaram as reuniões para formação e composição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

O CMDRS é um órgão deliberativo criado por Lei Municipal e tem por objetivo  articular os interesses dos agricultores e das agricultoras familiares em conjunto com o poder público municipal.

A formação do conselho havia se iniciado no ano passado e interrompido na época da decretação da pandemia por coronavírus, quando ainda não existiam os protocolos sanitários.

Através do CMDRS é possível elaborar Políticas Públicas para o desenvolvimento sustentável rural do município. Para tanto, é necessário que a Comunidade Rural se mobilize, organize debates e apresente propostas de melhorias para sua região, visando sempre a coletividade.

Para cobrir todo a área rural do município foram criadas 5 microáreas ou setores, das quais são eleitos membros titular e suplente.

Conheça os setores

- Setor Ponte Novinha, representando as comunidades rurais de Bicas, Sete Moinhos, Tomé Rodrigues, Ponte Novinha, Buraco dos Coelhos, Bateias, Turvo e entorno;

- Setor Padre Pinto (Caxambu), representando as comunidades rurais de Padre Pinto, Córrego Grande, Peneiras, Mendes, Vilela, Estiva e entorno;

- Setor Morro Agudo, representando as comunidades rurais de Diogo, Batatinhas, Córrego São Miguel, Querosene e entorno;

- Setor Gomes de Melo, representando as comunidades rurais de Gomes de Melo, Brandão, Andorinha, Horta, Paulista, Cabeceira da Pedro e entorno;

- Setor Varginha, representando as comunidades rurais de Mato Virgem, Cachoeira, Sítio, Varginha, Matipó, Domingos José e entorno;

- Setor Conceição de Piracicaba (Jorge), representando as comunidades rurais de Carvalho, Boa Vista, Paraíso, Calunga, Lagartixa, Barroso e entorno

Próximo encontro

Para finalizar este trabalho e oficializar a formação do conselho restam dois setores a serem organizados: Gomes de Melo e Padre Pinto. Na próxima quinta-feira, 27/05, às 17h, haverá um encontro no Distrito de Padre Pinto para eleição dos membros deste setor. O encontro será na escola municipal.